SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Tipos de bonés: qual devo usar para cada ocasião?

O boné é um acessório presente há séculos na história do homem. Suas versões primitivas apareceram no Egito Antigo, protegendo o usuário do sol ou servindo apenas como adorno. Porém, o modelo mais parecido com o que usamos hoje surgiu no século XIX, nos Estados Unidos.

Já seu nome tem origem no termo francês “bonnet”, designado a certos profissionais que usavam um casquete feito em malha para proteger o couro cabeludo dos raios solares.

Foi a partir da popularidade do beisebol que o acessório começou a ser usado no mundo todo e, com isso, vários tipos de bonés foram criados. No entanto, muita gente ainda tem dúvida de qual modelo combina mais com seu estilo.

Para ajudar você a escolher o acessório ideal, conheça alguns tipos de bonés e veja como usá-los:

Tipos de bonés: abas

Curva

Mais tradicional, a aba curva ficou popular graças ao esporte mencionado, pois seu formato protege os olhos dos jogadores. Além disso, também ajuda a correr em alta velocidade, uma vez que não atrapalha a visão.

O boné de aba curva é o mais fácil de combinar por ser mais tradicional. Fica mais moderno quando aliada ao modelo trucker.

Reta

Também chamado de New Era, marca que o deixou popular, o boné aba reta tem sua origem ligada ao surgimento do movimento hip hop nos EUA. É muito usado por skatistas, surfistas e rappers para dar um ar descontraído ao visual. Combina muito com um look mais urbano, dando o toque de informalidade a qualquer composição mais séria.

Como é muito despojado, não precisa ficar ajustado na cabeça. Você pode usá-lo mais folgado para frente, trás ou lado. Use tanto com peças mais informais, como bermudas e camisetas, quanto com blazers e calças de corte reto.

Virada para trás

O estilo mais cool pode ser usado por qualquer pessoa. No entanto, homens devem dar preferência a bonés de material mais resistente, que darão um ar mais sério e farão um contraponto à descontração. Se quiser fugir do estilo skatista ou rapper, use-o com camisas de botões e jeans.

Tipos de bonés: cores

Estampado

A estampa pode estar presente tanto no boné inteiro quanto só na parte frontal ou na aba. Ele dá vida para um look mais neutro e combina perfeitamente com o verão. Escolha desenhos que transmitam sua personalidade.

Use com roupas mais discretas, de grafismos menos chamativos, para que a estampa do boné chame toda a atenção. Até um jeans com camiseta vai ficar irreverente quando combinado com o acessório.

Monocromático

O boné monocromático pode ser tanto neutro quanto com cores fortes ou neon. Ele também pode ter estampas da mesma cor do boné.

Caso tenha uma pigmentação muito chamativa, use-o com um visual mais neutro para que ele se torne o destaque da composição. Caso seja mais discreto, fica bem tanto com estampas chamativas quanto com as mais discretas.

Neutro

O boné neutro possui cores sóbrias, como azul-marinho, bordô e marrom. Por ser moderado, combina com qualquer visual: desde a calça jeans com camiseta até looks mais formais ou estampados.

Tipos de bonés: modelos

De Beisebol

O boné de beisebol talvez seja o mais popular, já que foi o esporte que ajudou a difundir o acessório pelo planeta.

Hoje, o modelo também é chamado de dad, por ser muito usado pelos pais americanos. De aba bem curva, ele fica bem em quase todos os tipos de rosto. Tratando-se de um modelo tradicional, ele fica moderno em visuais totalmente diferentes do seu estilo, como em roupas mais formais.

Snapback

É o popular boné com ajuste de tamanho e fechamento traseiro de plástico. Ótimo para praticantes de esportes, mas pode ser usado também no dia a dia.

Strapback

Também possui regulagem e fechamento traseiro, mas com uma fita de couro, fivela de metal ou outro tipo de material. Também pode ser usado em diversas ocasiões.

Fechado

Conhecido como fitted, é o modelo sem regulagem de tamanho, sendo, como o nome diz, totalmente fechado. Para comprar o boné perfeito, você deve solicitá-lo de acordo com o tamanho da cabeça. Melhor para quem quer usá-lo apenas como acessório de beleza.

5 painéis

Também chamado de 5-Panel, é um boné menor e mais fino. Portanto, fica no topo da cabeça, sem cobrir totalmente a testa. Costuma ser usado por tribos alternativas, sendo urbano, moderno e apresentar estampas mais ousadas que os outros modelos.

Trucker

O famoso boné com a parte de trás feita de tela nasceu como brinde de empresas rurais para seus trabalhadores e fornecedores, que ficavam debaixo do sol por muito tempo. A parte traseira vazada faz com que o couro cabeludo não fique abafado e suando.

Hoje, o trucker faz muito sucesso entre artistas e bandas. Alguns costumam usá-lo com uma bandana por baixo, para deixá-lo ainda mais estiloso. Combine-o com um visual mais rocker, com camisa de banda ou xadrez, jeans surrado e tênis.

Militar

O boné militar, como o próprio nome já diz, possui estampa e formato inspirado no uniforme do exército. Pode ter o modelo beisebol com a estampa de camuflagem ou formato de quepe e cor verde.

Como ele é neutro, fica ótimo em looks mais casuais e sóbrios.

Tipos de bonés: formatos de rosto

Para rosto redondo

O rosto redondo costuma ser menor que os outros formatos. Portanto, evite usar o boné cobrindo a testa toda, pois a face vai parecer ainda menor. O bacana é deixá-lo meio folgado e mais pra cima, se possível até com um pouco do cabelo para fora do acessório. Prefira também os de aba reta.

Para rosto quadrado

Quem tem esse formato de rosto fica bem com bonés de abas curvadas ou de estilo militar.

Para rosto fino

Use-o com a aba curva ou virado para trás.

Para rosto longo

Prefira o boné de beisebol, que equilibra as proporções entre queixo e testa e deixa o rosto um pouco menor. Experimente usar o boné virado para trás, que dá um efeito parecido.

Tipos de bonés: estatura

Para quem é baixinho

Para deixar a silhueta mais alongada, use o boné apontado para cima ou da mesma cor do cabelo.

Para quem é alto

Use o boné apontado para o centro, que vai equilibrar as proporções.

Para trás, lateral, snapback ou trucker: o importante é escolher o modelo de boné que mais combina com seu estilo e usá-lo do jeito que achar melhor. No entanto, evite utilizar o acessório com cabelos molhados (a água vai afetar o boné e a saúde do seu couro cabeludo) e em locais fechados. Ah, e lembre-se de lavá-lo periodicamente!

Gostou de conhecer os diferentes tipos de bonés e já está com vontade de comprar um? Então confira os modelos que a Oscar Calçados tem para você!

Post Relacionado

Deixe seu comentário