SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Sapatos xadrez: conheça o calçado do momento

xadrez

O xadrez é uma estampa clássica e veio com tudo em 2017, principalmente na versão Vichy. Versátil, você o encontra em diversas cores, tipos e nomes. Antes presente apenas em algumas peças de roupas e acessórios, hoje ele domina até mesmo os calçados.

Tem sapatos xadrez mas não sabe como usar? Confira as dicas que preparamos para você!

História da estampa xadrez

O xadrez é mais antigo do que parece. Para você ter uma ideia, a padronagem foi encontrada em pântanos da Alemanha e da Dinamarca, e estudos estimam que esse achado seja da Idade do Ferro (700 – 50 a.C.). Há também descobertas em escavações que comprovam o uso da estampa pelo povo celta, que fazia um tecido com lã cruzada, formando o desenho de um losango.

No século XVI, esse tecido (conhecido como tartan) começou a ser usado nos kilts escoceses. Por isso, há estudos que também indicam que o xadrez mais conhecido hoje foi criado por escoceses proprietários de terras, durante o século XIX, como alternativa para o tartan, considerado inadequado ao uso diário.

Por isso, o xadrez e o tartan são considerados padronagens distintas. Enquanto o xadrez é o quadriculado que remete às toalhas de piquenique, o tartan permanece sendo padrão dos kilts e é marca da grife Burberry.

De lá pra cá, o xadrez virou marca de musas do cinema, símbolo do grunge e voltou com tudo a partir de 2012, quando grandes grifes da moda utilizaram a estampa em suas coleções.

Agora, é difícil não ter uma peça com a clássica estampa quadriculada.

Tipos de estampa xadrez

Não, nem todo xadrez é a mesma coisa! Ele varia em espessura, tecido, cores e muito mais. Conheça alguns tipos e escolha a que mais tem a ver com você:

Vichy

Estampa xadrez mais popular em 2017, o Vichy tem sua origem na cidade francesa de mesmo nome. É também conhecida como Gingham e é marca registrada da atriz Brigitte Bardot, que costumava usá-la em vestidos acinturados e rodados, com ar campestre.

Medevi-square

Também conhecido como xadrez sueco, é a variação vermelha e branca do Vichy. Suas cores remetem à bandeira da Suécia.

Tartan

Apesar de não ser considerado xadrez, a maioria das pessoas não consegue perceber a diferença. Os quadrados são grandes ou médios, mas você também reconhece retângulos entre os desenhos. Essa estampa costuma aparecer nas cores vermelha, verde, amarela e preta. Marca dos kilts escoceses.

Madras

Colorida e delicada, aparece em tecidos mais leves, como algodão, traços finos e cores bem vivas, como vermelho, amarelo, azul e verde.

Pied-de-poule

A famosa estampa “pé de galinha” ficou famosa nas mãos de Coco Chanel. A padronagem recebe esse nome por lembrar pés de galinha. Sempre aparece nas cores preta, cinza e branca.

Burberry

Variação do tartan patenteada pela grife Burberry.

Modelos de sapatos xadrez

Antes de escolher um sapato xadrez para chamar de seu, é importante que você conheça os modelos mais populares do ano. Confira a lista:

Scarpin

O scarpin com xadrez Vichy já tem sido muito visto nas lojas brasileiras. Por ser de cores neutras, fica bem mais fácil de combinar.

Faça um look preto e branco com camisa, calça e blazer. Nesse caso, você pode usar calça e blazer brancos com a blusa preta, e vice-versa. Esse jogo de cores neutras traz elegância e informação de moda.

O scarpin Vichy também fica ótimo com calças jeans cigarrete, skinny ou destroyed. Você pode finalizar com uma camisa de banda ou também xadrez do tipo medevi-square ou tartan.

Sandália

A sandália xadrez vem tanto de salto fino quanto flatform, tendência muito vista neste ano. A junção de flatform e Vichy é sucesso garantido, principalmente quando a estampa também está presente no salto!

Apesar da estampa mais despojada, as cores neutras do Vichy e a elegância do salto fino permitem que a sandália seja usada tanto em ambientes mais formais (como escritórios) quanto em saídas com amigos. Dá para usá-las com roupas neutras, saias lápis ou amplas até os joelhos, blazers e jeans justinhos ou retos ― nesse caso, dobre a barra da calça para não cobrir a sandália.

Já as flatforms devem ficar separadas apenas para passeios informais. Você pode combiná-las com shorts, saias, vestidos, calças e muito mais.

Apenas tome cuidado com peças estampadas: é importante não usá-las em exagero, para não deixar o visual muito poluído. Deixe-as para a parte de cima do look, que não vão brigar com o xadrez da sandália.

Tênis

O tênis casual começou a virar tendência em 2016 e não demonstra sinais de cansaço. Confortável, versátil e despojado, ele vem para dar aquele ar descontraído a looks com peças mais neutras. Também é ótimo para quem gosta de fazer longas caminhadas sem perder o estilo.

A estampa vem para deixar o tênis ainda mais divertido e pode aparecer tanto em detalhes, como o cadarço, quanto no calçado inteiro.

Da mesma forma que a sandália, o tênis xadrez combina com várias peças e looks, exceto calças flare e peças formais. Tome apenas cuidado para que as estampas das peças e do calçado formem um look harmonioso.

Sapatilha e alpargata

Tanto a sapatilha quanto a alpargata xadrez trazem um perfume campestre ao look.

As sapatilhas são clássicas e remetem às divas Audrey Hepburn e Brigitte Bardot (a própria Bardot estilizou o modelo icônico de sapatilhas Repetto usando estampa xadrez). Para um visual vintage, use sua sapatilha medevi-square com uma saia midi ampla e rodada ou calça cigarrete com a barra dobrada e blusa com listras.

Já as alpargatas têm modelagem mais rústica e combinam muito com um visual mais fresco, de primavera-verão. Dê preferência a modelos com solado de corda e combine-os com shortinhos jeans ou de alfaiataria, vestidos lisos e de cores alegres, blusinhas estilo ciganinha, macaquinhos e saias amplas (curtas ou midi).

Meia pata

O sapato meia pata é aquele modelo que possui uma plataforma interna na parte da frente, que dá mais estabilidade a saltos muito altos. Extremamente feminino, a sandália meia pata xadrez dá um ar de boneca ao look. Use com vestidos acinturados e saias amplas ou lápis e camisas de cores neutras.

Como ele é um sapato mais chamativo, use peças lisas.

Sapato e roupa xadrez

Você já teve vontade de usar um look todo xadrez, incluindo o sapato? Então aproveite a tendência monocromática e coloque essa ideia em prática!

Para não deixar o visual poluído, comece fazendo combinações do xadrez Vichy. Quando tiver com mais prática, varie entre o Vichy e o tartan, pied-de-poule e medevi-square. O importante é que você se sinta confortável para usar looks mais ousados.

Em roupas, acessórios e sapatos, o xadrez mostra que é uma estampa divertida, adaptável e que se renova com o passar dos anos. Com as nossas dicas, você vai usar seu sapato xadrez com todas as peças do seu guarda-roupa. Por isso, não fique de fora e adquira o sapato xadrez que mais combine com seu estilo!

Gostou de saber como combinar seus sapatos xadrez nos mais diversos looks? Então saiba mais sobre a padronagem mais citada neste post: a estampa xadrez Vichy!

Post Relacionado