SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Sapato bico fino e sapato de bico quadrado: qual faz o seu estilo?

sapato bico fino e sapato bico quadrado

Clássicos, quando usados adequadamente os sapatos bico fino e bico quadrado são capazes de deixar qualquer um com uma aparência elegante, que enaltece o estilo de cada homem.

Quando se trata de sapatos masculinos, os homens não costumam ser tão meticulosos quanto as mulheres. Entretanto, isso não significa que eles também não prezem pela qualidade e pelo melhor proveito das suas opções.

Preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre os sapatos bico fino e bico quadrado, como e em que ocasiões eles podem ser usados, desde as chiques até as mais casuais. Acompanhe:

Sapato bico fino

Atualmente, os sapatos de bico fino são os mais comuns e sofisticados do mercado.

Modelos como os sapatos oxford são os mais formais. Levemente arredondado nas pontas, eles são feitos de couro ou de camurça e quase sempre são amarrados por cadarços.

Por terem um ar mais sério, são perfeitos para serem usados em casamentos ou em outras ocasiões mais chiques que pedem o uso de um terno.

Mas isso não quer dizer que eles não combinem com roupas casuais, como um jeans. A moda também consiste em usar itens chiques com peças mais simples.

Se os sapatos forem marrons, são perfeitos para acompanhar produções menos formais, como uma camisa social e uma calça jeans.

Além disso, existem ainda os sapatos mocassins, auge na década de 1950 e utilizados até hoje. Casuais e muito confortáveis, inúmeros são os modelos existentes no mercado. Confira alguns deles:

Mocassim loafer

Os sapatos loafer são a versão mais modernizada dos mocassins. Eles não possuem cadarços nem fivelas e, na maioria dos casos, trazem uma faixa de couro na parte superior do peito do pé (muitas vezes adornada com uma fivela).

Casual, os loafer fazem combinação com calças chino ou jeans e camisas polo ou social.

Mocassim loafer social

Elegantes, esses sapatos são reconhecidos pela sua flexibilidade e ficam bem com bermudas e com calças jeans. Apesar de levar a palavra “social” no nome, esse tipo de mocassim é um sapato informal perfeito para ocasiões comuns durante o dia.

Mocassim esportivo

Sendo o mais informal do estilo, o mocassim esportivo é um modelo casual que combina perfeitamente com roupas leves e dispensa o uso de meias.

Esse tipo de calçado pode ser usado com roupas mais esportivas, como bermudas e calças jeans e polos e camisetas de manga curta.

Sapatos bico quadrado

Quanto aos sapatos de bico quadrado, existe uma grande controvérsia entre os homens.

Auge nos anos 1990, hoje alguns acreditam que esse tipo de sapatos já estão ultrapassados enquanto outros dizem que eles continuam sendo uma tendência dentro do vestuário masculino.

Os modelos de bico quadrado, em si, não costumam acompanhar as evoluções do homem moderno: o design tende a ser grosseiro, deixando os pés curtos e desproporcionais em relação ao restante do corpo. Eles também encolhem a silhueta do homem.

O que poucos sabem, no entanto, é que muitos elementos dos sapatos de bico quadrado estão sendo aprimorados em novos modelos de sapatos sociais. Os sapatos que estão em alta na moda masculina têm o bico com as laterais arredondadas, mas não são totalmente retos nem finos.

Um ótimo exemplo são os modelos intermediários, muitas vezes vendidos somente como sapatos de “bico arredondado” — caso dos sapatos estilo derby, que possuem cadarços e bico mais quadrado do que os demais modelos.

Originado no século ⅪX, o derby é um sapato de cadarços parecido com o oxford. A diferença é que o derby não possui divisórias na ponta nem é tão formal quanto o 1º. Embora não pareça, esse é o menos formal dos sapatos clássicos.

Versáteis, os sapatos derby também combinam com blazers e com calças sociais, bem como com calças de alfaiataria e com camisas, quase sempre dispensando o uso da gravata.

Dependendo do modelo do seu sapato, não tem problema nenhum em usá-lo com um jeans em ocasiões mais casuais.

Detalhes para levar em conta

  • Além do seu próprio estilo, você também deve levar em consideração o seu conforto. Por isso, experimente os sapatos e ande com eles pela loja, sinta-os por algum tempo eles nos pés antes de decidir comprá-lo. Sapatos não laceiam no comprimento, somente se adaptam à largura do seu pé;
  • opte por sapatos de solado de couro aos de solado de borracha, ainda que ele pareça tão semelhante aos modelos de couro. Além de serem mais elegantes, os solados de couro duram mais do que qualquer outro;
  • você sabia que a altura no seu pé influencia na escolha do modelo de sapato? Se as 2 carreiras de orifícios não estão paralelas ou estão sobrepostas, quer dizer que o sapato não é o mais adequado para você;
  • o ideal é que exista uma distância mais ou menos da largura de um lápis do dedo até a frente do sapato para evitar desconforto. Sapato bico fino e com formato mais alongado pode ficar com a ponta levemente levantada;
  • não utilize o seu sapato de couro por dias seguidos. Para manter a forma do calçado, invista em 2 modelos para que assim você possa alterná-los. E, na hora de guardá-los, conte com produtos que absorvam a umidade interna do sapato e evitem que o couro envelheça e fique marcado;
  • é essencial que você deixe os sapatos feitos de couro “respirarem” antes de usá-los novamente. Guarde-os em um local seco e arejado, se possível com a forma de madeira que os acompanham. Isso proporciona uma preservação bem mais duradoura dos sapatos;
  • vai engraxar? Então esqueça das graxas tradicionais ou dos cremes à base de querosene, que proporcionam um brilho ao couro — mas que ressecam o material depois de um tempo. No cotidiano, prefira apenas uma flanela úmida para tirar o pó dos sapatos e, de tempos em tempos, utilize um produto hidratante à base de água para lustrar.

Agora que você já sabe quais são os modelos de sapato bico fino que combinam com o seu estilo, entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e confira os produtos que são ideais para você!

Post Relacionado

Deixe seu comentário