SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Prepare-se! Aprenda aqui como cuidar da saúde no verão

mulher negra no sol

O verão está se aproximando e, com ele, sol, férias e praias nos esperam. No entanto, para que a diversão ocorra sem nenhum problema, é fundamental ter uma atenção especial com a saúde.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, algumas orientações para que você aprenda a cuidar da saúde da sua pele, dos seus pés, do cabelo e de outras partes do corpo durante a estação mais quente do ano.

Então, não perca mais tempo! Continue acompanhando este artigo e aprenda como cuidar da saúde no verão.

Use protetor solar

A alta temperatura no verão é um momento perfeito para bronzear a pele. No entanto, antes de expor o corpo ao sol, fique atento ao horário. O período ideal é até as 10h e após as 16h, pois os raios ultravioletas estão mais fracos e não causam danos à pele.

Fora desses horários, o bronzeamento é permitido desde que você aplique uma camada de protetor solar na pele a cada duas horas. Essa pequena atitude protege a sua saúde de perigosas doenças como insolação e até câncer de pele.

Mantenha a alimentação em dia

O protetor solar não é o único escudo que protege a pele contra os efeitos do sol. Para evitar a desidratação, é importante também consumir muita água e sucos naturais. Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada com alimentos leves.

Fique atento a esses detalhes, pois, no verão, geralmente realizamos muitas atividades durante o dia e, sem tempo para descansar, nosso organismo não consegue fazer a digestão adequada.

Os carboidratos e os doces são os alimentos que você precisa evitar, pois eles se transformam em glicose em nosso organismo, podendo trazer rugas e amarelamento para a pele quando são ingeridos em excesso.

Cuide da pele diariamente

Se você pretende viajar durante as férias, crie uma rotina de cuidados com a pele para que não seja surpreendido por nenhum imprevisto. Neste caso, redobre a sua atenção para os seguintes procedimentos!

  • Limpeza;
  • Tonificação;
  • Hidratação
  • Fotoproteção.

Produtos multifuncionais também podem ser um grande aliado para a sua pele. Afinal, eles trazem diversos benefícios, entre eles: o ​combate ao envelhecimento e a manutenção do tom natural da pele.

Evite cervejas

Para a tristeza de muitas pessoas, uma má notícia: cerveja e sol são péssimos aliado durante o verão.

O desentendimento ocorre porque as bebidas alcoólicas, em geral, são responsáveis por deixar a pele ressacada e sem brilho.

Durante o processo de metabolização do álcool ingerido, o organismo busca água e, quando não encontra hidratação suficiente, usa os tecidos periféricos. Esse “furto” do líquido deixa a pele menos hidratada e mais vulnerável ao ressecamento e à descamação.

Limpe o ar condicionado

A saúde no verão não deve se restringir somente aos fatores externos, mas também aos internos, como, por exemplo, o ar condicionado. Pois, ao fazer o processo de resfriamento do ar, traz junto dele inúmeras bactérias, vírus e faz a retirada da umidade do ar.

Para proteger a sua família de alergias, limpe os filtros do ar condicionado regularmente. Use também um vaporizador ou um balde com água para umidificar o ar. Seguindo essas dicas, certamente os problemas respiratórios serão coadjuvantes em sua residência.

Cuide do seu cabelo

Quando falamos em verão, não podemos esquecer da saúde do seu cabelo. Eles merecem muito cuidado porque a mistura entre os banhos de mar, o cloro da piscina e sol quente prejudica a beleza do seus fios.

Porém, não é necessário entrar em pânico ou se esconder das altas temperaturas. Com pequenos cuidados, você poderá curtir o verão com tranquilidade. Veja como se proteger com as dicas abaixo:

  • Evite o uso excessivo de química no cabelo;
  • Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana;
  • Evite o uso de secadores e chapinhas, pois eles deixam os cabelos fracos e quebradiços;
  • Beba água de coco, pois ela tem proteínas que dão brilho e fortalecem os cabelos.
  • Use água morna para lavar o cabelo;
  • Use chapéus ou guarda-sol para se proteger do sol.

Atenção às mãos

Provavelmente, você já passou por esta situação ou conhece alguém que voltou da praia ou da piscina de um clube com conjuntivite ou micose. Esses tipos de doenças são muito comuns, porém, é possível evitá-los.

Para isso, higienize suas mãos durante o dia e antes das refeições

Ao chegar em sua residência, lave as roupas de praia e toalhas não só com água, mas também com sabão. Em seguida, coloque-as ao sol para impedir o acumulo de microrganismos.

Trate os pés com carinho

Cuidar da saúde dos pés é muito importante também no verão, uma vez que temos o costume de andar com calçados mais abertos. As Sandálias e o Slipper, por exemplo, são uma das opções que mais atraem o público feminino nessa estação.

A seguir, confira cinco dicas para deixar os seus pés bonitos no verão.

  • Banho: não se esqueça dos seus pés durante o banho. De preferência, limpe-os com uma esponja mais grossa para remover a sujeira;
  • Esfoliação: faça uma esfoliação semanal na planta do pé e na região do dorso;
  • Unhas aparadas: se você não gosta de sapatos abertos não tem problema. É possível a utilização de tênis, todavia, mantenha as unhas aparadas para evitar o acumulo de fungos, microrganismo e sujeira;
  • Ao aplicar protetor solar, não se esqueça dos pés porque, assim como outras partes do corpo, ele também permanece muito tempo exposto ao sol.

Proteja o seu corpo

Outra dica interessante sobre a saúde no verão é em relação ao repelente. Tenha sempre esse produto em casa, pois ele impede a presença dos mosquitos. Ele também é uma ótima arma contra a dengue.

Descanse

No verão, uma boa noite de sono é fundamental para que você tenha bastante energia para os próximos dias. Reserve, pelo menos, seis horas de descanso para ter uma noite tranquila. Escolha um ambiente fresco, escuro e confortável.

Após descobrir como cuidar da sua saúde no verão, acreditamos que você está mais preparado para encarar os próximos meses com segurança e qualidade de vida. Então, aproveite o clima da sua cidade e se divirta com a família e amigos. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo!

Post Relacionado

4 Comentários

  1. Joana Prado disse:

    Muito Boa suas informações, parabéns estou começando agora a buscar por isso e gostei muito da forma que você Conduz Este Assunto, escreva mais sobre isso Você Fala Muito Bem…

    • Equipe Oscar Calçados disse:

      Muito obrigado Joana! Sua opinião é muito importante para nós 😀
      Não deixe de acompanhar a gente, se cadastre no nosso blog e receba todas as novidades

  2. Julio Cesar disse:

    Muito interessante a matéria parabéns

Deixe seu comentário