SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Guia prático para escolher o melhor tênis para correr

mulher praticando corrida

Exercitar-se e praticar atividades físicas, além de evitar o sedentarismo, é fundamental para a saúde do seu corpo e seu bem-estar físico e mental. Justamente por isso, a hora de escolher tênis para correr demanda atenção.

Afinal, o seu calçado tem papel fundamental para garantir o seu desempenho, melhorar sua performance, protegê-lo das adversidades climáticas e ainda evitar possíveis lesões e machucados.

Por essa razão, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para garantir o conforto dos seus pés sem abrir mão de todas as outras vantagens que um modelo de tênis correto pode lhe proporcionar. Acompanhe!

Conheça o seu tipo de pisada

Antes mesmo de pensar em escolher tênis para correr, é de suma importância que você descubra qual é o seu tipo de pisada.

Isso porque essa informação permitirá que suas próximas decisões referentes a calçados sejam devidamente adequadas aos seus pés, evitando, assim, possíveis vícios posturais e lesões tanto neles quanto nos seus tornozelos e joelhos ao se movimentar.

Para tanto, você pode examinar algum tênis antigo e ver como é o formato do desgaste presente nele. Se ele for mais evidente na parte externa, por exemplo, sua pisada é supinada. Caso seja mais no lado interno, isso indica pisada pronada.

Já se ele for uniforme em toda a peça, você tem a chamada pisada neutra. Mas, se não for possível detectar essa característica apenas pela observação, não se preocupe.

Você pode ir a um ortopedista, que te examinará e colocará um fim a sua dúvida. Abaixo, abordamos um pouco mais cada um dos três tipos de pisada.

Supinada

A pisada supinada indica que você utiliza mais a parte externa do seu pé para se impulsionar. Por isso, o arco do seu pé é mais acentuado.

O aconselhável para esse padrão, comum a apenas uma parte pequena da população, é o tênis comum, pois assim você estimula um andar mais natural.

Pronada

A pisada pronada, por sua vez, é aquela que caracteriza o corredor que utiliza, principalmente, a ponta dos pés para se impulsionar. Logo, a planta do pé aparece com um arco reduzido ou quase inexistente.

Para esse tipo, o indicado é usar um tênis que ofereça estabilidade e amortecimento na medida certa, priorizando um maior controle do movimento.

Neutra

Por fim, a pisada neutra indica que, para se impulsionar, a pessoa usa toda a parte frontal dos seus pés. Por essa razão, tem um arco do pé médio. Para esse perfil, o ideal é usar um calçado neutro ou, se possível, de estabilidade.

Escolha o tênis certo para cada finalidade

Uma vez que você identifique qual é o seu tipo de pisada, é hora do próximo passo: conhecer as categorias de tênis de corrida.

Dessa forma, será possível escolher o modelo correto de acordo com a sua finalidade e o local onde você treinará, seja em campo aberto, montanhas, solo arenoso etc.

A Runner’s World, principal e mais importante publicação mundial sobre running, reconhece 5 vertentes: amortecimento, estabilidade, controle de movimento, performance e trilha.

É nelas que as grandes marcas da indústria de calçado se baseiam ao formular novos produtos e versões daqueles tênis já estabelecidos. Abaixo, vamos apresentar cada um e explicar melhor a respeito das suas peculiaridades.

Amortecimento

Ideal para quem pratica corridas mais longas, chegando a distâncias de até 3 km, a tecnologia de amortecimento ajuda a absorver e a reduzir os impactos durante os movimentos mais intensos.

Mas não só isso. Este calçado conta com sola mais macia e é moldado para estimular o movimento dos pés.

Estabilidade

Os tênis de estabilidade oferecem uma boa combinação entre suporte e durabilidade.

São indicados como opção para corredores de peso mediano ou elevado e para aqueles que tenham algum tipo de problema com o controle do movimento dos pés, pois auxilia na prevenção de lesões.

Controle de movimento

Entre as 5 categorias, este é o tênis com solado mais próximo do chão. Isso acontece para evitar a pronação excessiva durante a corrida.

Além disso, esse modelo, que também é chamado de minimalista, é durável, tem solado plano, amortecimento médio e oferece uma estabilidade e liberdade maior ao corredor.

Performance

Os modelos de performance, conhecidos como tênis de competição, são mais leves e confeccionados com o solado de duas formas: curvo ou semicurvo.

Essa categoria é indicada para quem busca aumentar seu desempenho, acelerando seu ritmo e alcançando grandes distâncias no menor tempo possível.

Trilha

Por fim, temos os calçados para trilha, que são indicados justamente para terrenos mais instáveis, acidentados ou enlameados.

Não é à toa que esse tipo de tênis proporciona uma aderência maior ao solo, para evitar acidentes na região do tornozelo e das juntas. Além disso, ele fornece mais estabilidade e conta com uma durabilidade reforçada.

Não leve em conta apenas o preço ao escolher tênis para correr

Ao escolher tênis para correr, tenha em mente que o mais importante não é gastar menos, mas sim encontrar um modelo que preze pelo seu conforto.

Afinal, por mais óbvio que seja, ainda há muitas pessoas que insistem em se deixar levar pela economia e acabam pagando um preço muito maior mais à frente devido a hematomas, bolhas, lesões, machucados ou até mesmo fraturas.

Por isso, analise se o calçado pressiona as extremidades do seu pé, se há liberdade de movimento para seus dedos ou se você sente que a pisada está comprometida. Se houver um ou mais sinais, não pense duas vezes e faça outra opção!

Leve em consideração a vida útil dos calçados

Por mais que você se apegue a um modelo ao escolher tênis para correr, é importante estar ciente que ele perderá seu amortecimento com o tempo de uso.

Isso pode levar mais ou menos tempo dependendo da sua rotina de treino e exercícios, mas geralmente acontece entre 450 km e 950 km percorridos. Portanto, não espere ocorrer um incidente para trocá-lo.

Ao primeiro sinal de desgaste, especialmente na área do calcanhar, trate de renovar seu calçado e obter um novo que permita que você usufrua de todos os seus benefícios com segurança e o máximo de performance.

Gostou do nosso guia para escolher tênis para correr? Então anote todas as dicas ao longo do texto e coloque-as em prática para comprar o calçado ideal para você.

Aproveite também e confira agora todas os modelos de tênis que temos no nosso site!

Post Relacionado

Deixe seu comentário