SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Cuidados com a barba: separamos 6 dicas para você

barba masculina

Barba não é só um visual: é um estilo de vida. Ela influencia nas roupas do dia a dia, nos produtos de limpeza e muito mais. Mas, para ter um visual bonito, é necessário manter uma rotina de cuidados com os fios.

Ter uma barba cheia e bonita é o desejo de muitos homens. Traz charme e um ar de masculinidade e maturidade a quem a usa. Veja agora nossas dicas de cuidados com a barba para mantê-la bonita e saudável!

1. Evite coçar áreas encravadas

O crescimento dos pelos e o ressecamento da pele podem provocar pelos encravados e, consequentemente, a coceira. Usar as unhas para aliviar a sensação vai agravar ainda mais o problema. Use produtos pré e pós barba, além de outros específicos para o fio que vamos apresentar nos próximos tópicos.

2. Hidrate a barba

Sim, esse é um fator muito importante e que vai interferir diretamente na saúde dos pelos faciais. A hidratação auxilia no crescimento da barba, além de evitar a temível coceira. É importante que você hidrate-a sempre, tanto no inverno quanto no verão.

Atenção: use produtos específicos para a barba. O hidratante facial vai ajudar a evitar o ressecamento da pele (o que, obviamente, vai ajudar no crescimento dos fios). Porém, apenas produtos voltados para os pelos faciais vão dar o viço e a hidratação que eles precisam.

Óleo ou balm?

O óleo e o balm são os principais produtos para a hidratação na barba, porém, não têm os mesmos resultados.

O óleo para barba é uma mistura de óleos vegetais. Veja sempre na composição se não há parafinas ou outros componentes além de óleos, pois o risco de alergias é muito menor. Use poucas gotas (principalmente em barbas mais curtas), pois o excesso pode deixar um aspecto oleoso. O produto traz brilho, viço, maciez e fortalecimento.

Já o balm também contém óleos, mas eles estão misturados a ceras e manteigas. Ideal para modelar fios rebeldes e longos por ser mais denso, ele deixa um aspecto sem brilho, mais natural.

3. Tenha um kit para barba

Mesmo que você vá a um barbeiro, mantenha um kit com seus produtos para manutenção e cuidados com a barba. Ele é essencial para manter os fios aparados, bonitos e saudáveis. Tenha tesoura, uma máquina e um pente para apará-la duas vezes por semana.

Apare sempre

Da mesma forma que o cabelo, a barba precisa ser aparada. Mesmo que você queira que ela cresça, as pontas dos fios também ressecam e devem ser retiradas. Além de tudo, você mantém o desenho dos fios no rosto.

Tenha mais cuidado com as laterais, que crescem mais rápido, e use apenas lâminas novas.

Use o pente

O pente para barba, aliado ao óleo ou balm, vai deixar sua barba mais alinhada. Se os pelos forem um pouco maiores, ele vai ser essencial para que mantenham uma forma bonita. O pente também ajuda a espalhar os produtos corretamente.

Não se esqueça do bigode

Por estar perto da boca, o bigode é o grande ponto de contaminação da sua barba. Além da limpeza, é importante que você o mantenha aparado. Evite deixá-lo caindo na boca. Para isso, apare com a tesourinha e use o balm para modelá-lo.

4. Tenha um shampoo específico

A higiene é fator primordial para uma barba bonita. A falta de limpeza pode causar proliferação de fungos e bactérias, caspa, acúmulo de sujeira e aumento da oleosidade. Limpe a área sempre ao acordar, após as refeições, sexo e durante o banho. Mas engana-se quem pensa que só passar um sabonete comum na área ajuda.

É importante que você tenha um shampoo feito especificamente para a barba. Ele limpa da forma correta e tem o PH correto para os pelos faciais. Além disso, ajuda na higiene facial.

Se mesmo limpando corretamente você continua sofrendo com caspa na barba, use um shampoo anticaspa e consulte um dermatologista.

Condicionador também é importante

Apesar de não ser essencial para a limpeza, o condicionador traz maciez e fecha as cutículas do pelo. Não precisa usá-lo diariamente; basta aplicá-lo três vezes na semana para perceber a diferença. Da mesma forma que o shampoo, há condicionadores feitos especificamente para barbas.

5. Procure um dermatologista

Muitos homens querem ter uma barba volumosa mas, por fatores genéticos, os pelos crescem desiguais e deixam falhas. Dessa forma, não adianta correr: só um médico poderá resolver esse problema. Vale a pena consultar um dermatologista e seguir à risca o que ele indicar.

6. Mantenha cuidados com a barba durante verão e inverno

Sim, as estações também afetam os cuidados com a barba! Mas cada uma delas exige hábitos específicos. Confira:

No verão, filtro solar

Além da limpeza redobrada (afinal, haja suor!), há um cuidado que poucos dão a atenção devida: a proteção solar. Assim como a pele, o cabelo e a barba também são afetados negativamente pelos raios solares. Passe um protetor solar facial de toque seco nos fios, que não vai acumular nem deixá-los oleosos. Lembre-se de reaplicá-lo durante o dia, pois o produto perde o efeito com o passar das horas e suor intenso.

Outro produto que vai ajudar a devolver a hidratação perdida com o suor é a água termal. Ela possui ativos minerais que vão devolver o viço aos fios. Além de tudo, é bem mais leve que o óleo. Borrife algumas vezes durante o dia e note a diferença.

No inverno, hidratação

Se durante as estações mais quentes você sente preguiça de hidratar o rosto, agora é a hora de compensar! O inverno exige o dobro de hidratação, pois tanto a pele quanto os fios sofrem com o ressecamento.

Se o frio for muito rigoroso, combine o uso de balm e o óleo para barba. Enquanto o primeiro traz manteigas que vão amaciar, alinhar fios rebeldes e retirar completamente o ressecamento, o óleo vai condicionar e devolver o brilho.

O hidratante facial também é indispensável. Dê preferência aos que contêm filtro solar. Mesmo no frio, os raios solares continuam agindo, portanto, é importante continuar mantendo a proteção.

Como você pode perceber, manter uma barba de respeito exige cuidados. Mas o resultado vale muito a pena: fios saudáveis dão um ar de maturidade, além de transformarem totalmente seu visual.

Está preparado para manter esses cuidados com a barba? Tem mais alguma dica? Deixe seu comentário aqui no post!

Post Relacionado

Deixe seu comentário