SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Coturnos para todas: do punk ao romântico, ele é bem-vindo em qualquer produção!

Continuando o nosso especial de Botas para o Outono Inverno, hoje vou falar sobre um modelo que eu particularmente gosto e uso muito: o coturno. Chamado lá fora de combat boots (traduzindo: botas de combate), ele faz referência a sapato usado no uniforme dos militares, daí o nome. Claro que existe essa associação ao estilo militar, que também tem como outras peças-chave a estampa camuflada, o verde musgo e as peças utilitárias como macacões, parkas e calças tipo cargo, mas na moda ele foi protagonista de outra era, a dos anos 80, no auge do movimento punk, principalmente na Inglaterra. Popularizado por David Bowie, Beatles e pela ícone da moda Vivianne Westwood, ele era a cereja do bolo na hora de arrematar produções com camisas de flanela xadrez, camisetas de banda, calças jeans rasgadas e correntes. Lembram?

coturnos

O modelo mais conhecido é o tradicional preto, sem salto, com amarração e acabamento em couro. No entanto, como tudo, ele ganhou outras versões com direito a salto, cores diferentes, materiais e acabamentos como verniz e suede, além dos detalhes: fivelas, tachinhas e até spikes, às vezes. E o legal é que, apesar de ter inspiração no universo masculino e ser uma peça mais “pesada”, as mulheres têm apostado no sapato para compor seus looks do dia a dia e passam longe da estética boyish. Vem ver!

Inspirada no guarda-roupa de Chanel, que amava calças jeans, casacos de tweed e blusas listradas, veja como a composição ficou harmônica e ainda feminina. Na segunda foto, uma produção que vemos muito nos festivais de música: o coturno “clássico”, usado com short jeans, body e parka (pode ser com kimono ou robe também!). Se preferir um look mais literal, bem militar, que tal combinar o seu com um casaco com estampa camuflada?

Separei os modelos mais legais disponíveis na Oscar Calçados para vocês já arrematar seus favoritos!

 

coturnos

Eu gosto de usá-lo como uma peça mais pesada, que faz o contraponto em um look mais romântico e feminino como as saias. Dê preferência às que têm comprimento mídi para deixar os pés à mostra e em destaque. Vale os modelos lápis, assimétrica ou mesmo a míni plissada – você escolhe a que faz mais seu estilo! Sou romântica e adoro a mistura da delicadeza da renda, por exemplo, com o coturno. É o famoso hi-lo: esse balanço do leve com o mais pesado. Já testou?

coturnos

Mais ideias de como usar seu exemplar nessa temporada: com estampa de bicho e jaqueta quentinha de couro (no melhor estilo rock’n roll) ou com o vestido tipo camisola que está bombando – aqui vale de novo a ideia do mix de uma peça delicada e feminina, como a peça em seda, com um sapato mais masculino. Gostam? Ah! Não tenha medo de inovar e investir em cores diferentes como branco, caramelo e vermelho! Inspiradas?

   

coturnos

Pronta para desfilar seu coturno? Conta pra gente qual seu favorito!