SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Como usar um mocassim masculino? Descubra!

O sapato mocassim é um item que vem estampando catálogos e lookbooks no mundo da moda, e já ganhou também os pés das celebridades nacionais e internacionais. Por isso, para você não ficar de fora dessa moda, vamos listar algumas dicas de como usar um mocassim masculino em looks despojados e formais.

Se você está acostumado a usar sapatos mais casuais no final de semana e sapatos sociais durante a semana, saiba que o mocassim pode trazer versatilidade e originalidade para o seu guarda-roupa. E combiná-lo não é nenhum bicho de sete cabeças. O mocassim é tendência e deve ser usado sem medo. Confira as nossas dicas.

O que é um mocassim masculino?

Com origem na América do Norte, o sapato sempre foi uma opção ideal para esquentar os pés nos dias frios. Porém, com a evolução da peça e a popularidade no mundo da moda, o mocassim começou a ser produzido em couro e camurça, tornando-se uma ótima alternativa tanto para o inverno quanto para o verão.

sapato originalmente é feito de couro e difere dos sapatos sociais por ser mais flexível, confortável e não ter cadarços. O modelo em couro se popularizou entre celebridades do cinema e depois de alguns anos foi taxado como sapato para homens da terceira idade. Porém, isso mudou desde 2015 quando as grandes marcas internacionais trouxeram para as passarelas modelos mais modernos e reformulados.

O mocassim social masculino atingiu o patamar de status, assim como o sapato oxford, e se tornou o tipo do sapato para homens modernos, de todas as idades, que buscam conforto e elegância. Desde modelos infantis até modelos adultos feitos com diferentes tecidos e estampas, o sapato veio para ficar e pode ser considerado uma peça chave do guarda-roupa.

Outro fator de vantagem do mocassim é o seu preço. Quando comparado aos sapatos sociais, o mocassim leva grande vantagem e traz também versatilidade de cores. Há modelos bege, cinza, azul marinho, além dos clássicos preto e marrom.

Quais ocasiões o mocassim é mais indicado e adequado?

Se ele é tão versátil, você deve estar pensando em looks possíveis para usá-lo. Lembre-se que o mocassim, assim como o tênis ou o sapato social, pode ser usado em diversos looks, se bem combinado.

O mocassim masculino fica muito bem com a calça de sarja ou jeans. Para isso, escolha modelos mais casuais, com dois tons, pespontado em destaque e cadarço. Se a proposta é usá-lo para reuniões mais formais ou ambiente de trabalho, opte pelos modelos de courocom fivelas e corte reto. Tais modelos lembram um sapato social, sem a necessidade da meia e do calor.

Sim, regra básica: fuja das meias na hora de usar um mocassim. Elas não combinam e acabam com o charme do sapato. É sério! Essa combinação acaba com qualquer look e é considerado o pior de todos os mundos.

Como usar um mocassim masculino em trajes formais?

A moda masculina tem uma variável de combinações, looks e estampas. Porém, a maioria dos homens aderem à moda clássica do preto, branco, sapato social, blazer e pronto. Sair do convencional pode aterrorizar, mas a mudança é necessária.

O mocassim masculino pode trazer uma mudança pequena, sem fazer com que o look se torne básico ou errado para ocasiões de trabalho. O sapato, quando feito de couro e corte reto, pode ser usado com calça social e blazer. A principal dificuldade em usar mocassim masculino com calça social está no comprimento da calça. As calças muito compridas achatam a silhueta e podem causar um visual de desleixo.  Por isso, opte por calças na altura do tornozelo, cobrindo apenas o começo do sapato. O mocassim, quando combinado com cinto e outros acessórios, como relógios com pulseira de couro e gravatas lisas, casa perfeitamente.

Você pode optar por peças de alfaiataria para compor um look mais social que combine com o mocassim, e isso vale para diversos modelos de calça, das sociais convencionais pretas às calças em outros tons como bege, azul marinho e cinza. Um look social pode ser montado também com calça jeans, blusa social e blazer. E claro, um mocassim de couro marrom com cadarços. Assim você garante a formalidade, sem perder o charme do look despojado.

E os trajes informais? Como combinar?

Para os looks mais informais, escolha modelos mais leves e casuais, fuja do couro e do social. Aqui a regra é inovar e apostar em mocassim de camurça, dois tons, cores diferentes e formatos mais despojados.

Para os trajes informais, opte por calças jeans mais justas no final, modelos skinny, ou até mesmo calças mais curtas, que acabem na altura do tornozelo. Outra dica é apostar na moda de calça com barra dobrada ou com pequenos rasgos.

Não é porque o look tem jeans e mocassim que não pode ser composto com elementos mais formais, como uma blusa social ou até mesmo um blazer com uma camisa lisa embaixo. Para esses modelos, opte por cintos mais informais, com fivelas mais básicas e tons diferentes, como azul marinho e bege, por exemplo. Os relógios podem ter pulseira de borracha e trazer cores diferentes.

Agora, se a combinação do look é com calça de sarja, o mocassim de cor e a camisa com tom parecido criaram um visual bem despojado. Lembre-se apenas de usar uma calça neutra, nesse caso, bege é sempre uma boa pedida.

Os modelos mais informais são perfeitos para looks frescos compostos com bermudas e blusas polo. Para deixar o look equilibrado com as bermudas, invista em modelos que fiquem acima do joelho, feitos de tecidos de algodão ou alfaiataria.

Com bermudas, o look pode trazer também uma blusa social lisa ou xadrez, ou até mesmo a blusa social com uma de malha lisa por dentro. Nesse caso, aposte em acessórios mais leves, coloridos e frescos.

Viu só que o mocassim pode ser um excelente aliado para o seu guarda-roupa? A peça mostra-se bastante versátil e acompanha diversas situações do dia a dia, desde momentos que pedem um traje social até aqueles looks mais casuais.

Se você gostou das nossas dicas de como usar um mocassim masculino, que tal acessar as nossas outras matérias no blog ou escolher o seu modelo ideal de mocassim? Se você tem outras ideias de looks bacanas com o modelo mocassim, deixe seu comentário abaixo e ajude outros leitores a inovar no guarda-roupa.

Post Relacionado

Deixe seu comentário