SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Como usar gravata slim? Aprenda aqui!

como dar nó gravata

Versátil e indispensável no guarda-roupa masculino, a gravata slim, ao contrário da tradicional, pode ser usada com outras peças além do terno e se adapta por homens de diferentes estilos. E melhor: cai bem tanto para o trabalho quanto para eventos sociais.

Muito usadas na década de 60, a gravata slim voltou a conquistar popularidade a partir do ano 2000. Também conhecida como skinny, esse modelo tirou a sobriedade do modelo tradicional e adotou um design mais moderno e de fácil utilização.

Essa mudança na largura das gravatas vem acompanhando a tendência dos ternos mais ajustados. Há cerca de 10 anos, a largura padrão das gravatas era de 8 cm a 9,5 cm. Hoje é possível encontrar modelos de até 4 cm.

Neste post, vamos te dar algumas dicas que vão torná-lo um expert na combinação da gravata slim com diferentes tipos de roupas, tanto para o trabalho quanto para ocasiões especiais.

Quais as melhores cores e estampas para essas gravatas?

As cores frias são as mais indicadas para homens que buscam praticidade e não querem ter uma grande quantidade de gravatas no armário. Elas combinam com qualquer visual. Azul, preta e marrom são as mais básicas.

Já para os que gostam de cores, a vermelha e a rosa são ótimas para o dia a dia, enquanto a amarela e a dourada podem ser as apostas para eventos formais, como casamentos e reuniões.

Quem quiser ousar e apostar nas versões estampadas, a dica é escolher o modelo de acordo com a ocasião. Para um visual mais fino ou clássico, é melhor investir na microestampa, com desenhos pequenos, ou então na opção listrada (desde que não tenha muitos detalhes). As estampas grandes são ideais para reuniões com os amigos e jantares em família.

Na dúvida, escolha a preta lisa. Assim, você não erra, pois ela vai bem com tudo, do estilo tradicional ao moderno.

Com que tipo de traje a gravata slim combina?

Mesmo sendo um acessório versátil, essa peça conversa melhor com trajes mais ajustados ao corpo. Assim, o visual fica mais harmônico.

Quando for usar a gravata slim com terno, blazer ou paletó, preste atenção na lapela: prefira os tipos mais estreitos. Se ela for muito larga, o contraste vai ficar evidente, o que não dará um ar elegante ao visual.

Por ser um acessório que passa um ar de modernidade, é importante atentar também para o estilo do sapato e do cinto . Em qualquer caso, entretanto, todas as peças da composição precisam criar um visual harmônico e elegante.

A gravata slim é indicada para qualquer tipo físico?

Alguns especialistas dizem que a gravata slim não combina com pessoas muito fortes, grandes ou que estão acima do peso.

Para outros, não há problema nenhum na adesão do acessório pelos fortões e gordinhos, desde que não usem roupas muito apertadas.

Qual o comprimento ideal da gravata?

Muitos homens acreditam que, por ser uma versão mais moderna, é bom deixar a gravata slim até o último ponto.

Para muitos especialistas em moda, esse é um erro grave. Segundo eles, tanto o modelo tradicional quanto o slim devem ser ajustados para ficar com a ponta até a fivela do cinto. Independente do modelo, o importante é seguir as regras básicas para combinar e alinhar a gravata.

Com que nó eu vou?

A facilidade de dar o nó da gravata slim é um motivo que tem tornado o acessório cada vez mais popular entre os homens. Por ser um tipo mais estreito, o nó deve ser simples, com apenas uma volta, independente de a ponta do modelo ser reta ou triangular.

Posso usar com prendedor de gravata?

A resposta é sim. Não há problema algum em usar o prendedor. Afinal, ele pode evitar alguns acidentes indesejáveis. A dica é optar por modelos que não sejam muito longos e chamativos. A regra vale também para os outros acessórios que vão compor o look. Lembre-se sempre: menos é mais na hora de garantir a elegância.

Quais combinações funcionam bem?

Combina com qualquer camisa

Juntar camisa e gravata slim é a melhor pedida, mas existem algumas regrinhas. Quando for usar uma camisa estampada, opte pela gravata lisa ou vice-versa. Se quiser sair do básico com segurança, o tom sobre tom também é uma ótima opção.

Combina com terno

O modelo slim é bastante versátil quando usado com terno, seja em um visual mais alternativo ou em um look mais clássico para o trabalho. Para o primeiro, uma camisa xadrez ou com uma estampa leve deixa o estilo mais descontraído. Já em ocasiões como casamentos, formaturas e eventos profissionais, que exigem um visual mais elegante, a dica é apostar nos tipos de ternos lisos mais escuros e nas gravatas com tons discretos.

Pode ser usada com jeans

Almoço com amigos ou um coquetel de lançamento de uma exposição são ocasiões que permite um visual mais despojado. Nesses casos, a slim vai bem com jeans. Na gravata, prefira estampa xadrez ou cores frias. Se o jeans estiver na camisa, a gravata preta dá um toque a mais .

Dá jovialidade ao estilo clássico

Homens que precisam de um visual mais clássico e tradicional para dia a dia, podem optar pelas gravatas mais finas em cores lisas, que conferem jovialidade ao look social. A combinação do azul-claro com o paletó cinza é uma boa pedida.

É perfeita para os dias de calor

Homens que trabalham em ambientes corporativos, como bancos e financeiras, em que o terno muitas vezes é obrigatório, uma versão da gravata em linho no tom bege cai bem. Outra dica: a combinação do terno com camisa branca e gravata slim nas cores vermelha ou azul confere um pouco de frescor e modernidade ao visual sem tirar a formalidade.

Agora, com essas dicas vai ficar mais fácil e prático aderir à tendência da gravata slim. Afinal, ela já é acessório indispensável em qualquer armário masculino.

Gostou das nossas dicas de como usar gravata slim? Curte o mundo da moda masculina e quer mais dicas e informações de tendências para facilitar seu dia a dia? Então, não deixe de nos seguir no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Post Relacionado

Deixe seu comentário