SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Como escolher sapatênis e não errar no look?

como escolher sapatenis

Vestir-se bem, com estilo e praticidade é o desejo de todos os homens. Contudo, nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente quando é preciso combinar diferentes peças de roupa e calçados. Mas é justamente nesses momentos que saber como escolher sapatênis é de extrema valia para você.

Afinal, por ser um calçado versátil e bastante prático, ele se tornou um item curinga no vestuário do homem moderno. Pensando nisso, reunimos algumas dicas fundamentais para você mandar ver no visual. Confira!

Atente-se ao material

Para saber como escolher sapatênis é essencial analisar com qual material ele é confeccionado, pois esse detalhe vai conferir a aparência do calçado, tornando-o mais social ou mais casual. Fora isso, o tipo de tecido também pode representar maior variedade de cores, resistência e impermeabilidade.

O couro, por exemplo, é o material preferido por quem busca um calçado mais similar aos sapatos sociais, inclusive por conta de cores mais sólidas, como o marrom ou o preto. Além disso, ele é uma alternativa com excelente durabilidade, maior resistência aos impactos e com baixo nível de absorção de líquidos — o que é de grande ajuda para aqueles dias com chuva repentina.

Já os de camurça, por sua vez, fazem referência aos tênis casuais. Eles são uma boa pedida, por exemplo, para quem deseja explorar novas cores e ter mais combinações de looks. Outros aspectos marcantes desse modelo é que ele é bastante leve e tem uma maior maleabilidade, essencial para facilitar os movimentos do pé e aumentar o seu conforto enquanto o calça.

Analise o acabamento

Além de analisar o material, é de suma importância que você fique atento ao acabamento, tanto externo quanto interno, do calçado. Isso porque ele vai influenciar diretamente não apenas o aspecto estético, mas principalmente a resistência e durabilidade do sapatênis.

Por esse motivo, comece a levar em conta os demais fatores que envolvem a estrutura dele e que, muitas vezes, são deixados de lado durante a sua aquisição. Um exemplo são as costuras.

Presentes em todos os calçados, elas podem ser um indicativo de que o calçado é mais frágil do que outros caso haja um excesso delas, especialmente na parte superior em vez das laterais. Isso porque com o uso contínuo e os impactos diários, elas ficam mais suscetíveis ao desgaste e, com o tempo, podem acabar rasgando.

Outro ponto crucial é o revestimento interno, pois ele é o responsável pelo conforto dos seus pés e a flexibilidade dos seus dedos. Fora isso, desempenha o papel de reforço estrutural para o sapatênis. Por isso, confira sempre se o forro está presente em toda a área interna ou só parcialmente.

Saiba com quais roupas o sapatênis combina

Vai usar o sapatênis, mas não sabe qual roupa escolher para não errar no look? Esta é uma dúvida compartilhada por muitos homens. Afinal, sentir-se desconfortável com o que veste é um grande empecilho para ter um visual agradável e que mostre a sua personalidade e estilo.

Por isso, reunimos abaixo algumas dicas de peças que combinam com o calçado e podem realçar sua produção com bom gosto e conforto.

Vestimenta

  • camisas polo;
  • camisas sociais;
  • camisetas básicas e/ou com estampas;
  • camisa jeans ou xadrez;
  • calça jeans com modelagem slim fit;
  • bermuda jeans;
  • calça e/ou bermuda chino;
  • calça de sarja com modelagem slim fit.

Acessórios

  • relógio analógico com pulseira de couro;
  • chapéus do tipo boater, fedora ou panamá;
  • pulseiras e colares feitos de couro;
  • cintos de lona ou couro;
  • meias soquete;
  • óculos com armação aviador.

Tenha em mente quais roupas não combinam

Há pouco falamos da extensa variedade de roupas que combinam com o calçado. Porém, saber como escolher sapatênis também implica ter o conhecimento a respeito de que tipo de peças evitar para não cometer exageros ou discrepâncias no visual.

Apesar de ser uma lista infinitamente menor, ela também existe. Por isso, a trouxemos para você. Vale ressaltar que a maioria dos itens contidos nela não harmoniza com ele porque são roupas ou acessórios ligados a um dresscode específico, como o social ou o formal. Confira a seguir!

Vestimenta

  • Ternos, costumes e paletós;
  • calças de alfaiataria;
  • calças e bermudas de moletom;
  • calças jeans do tipo skinny ou super skinny;
  • bermudas de tactel;
  • camisas esportivas e de times, como de basquete e futebol.

Acessórios

  • Gravatas, sejam elas comuns ou do tipo borboleta;
  • suspensórios;
  • bonés de aba curta ou aba reta;
  • chapéus do tipo derby, cartola, pork pie e cowboy.

Use-o nas ocasiões certas

Por ser extremamente versátil e permitir uma série de combinações com peças do seu guarda-roupa, é normal querer adotar o sapatênis na sua rotina, especialmente quando você transita entre ambientes diferentes e não tem tempo de trocar de calçado.

Porém, muitos homens têm dúvidas se, de fato, é possível usá-lo em qualquer ocasião por conta da praticidade que ele oferece no dia a dia. Se você também compartilha desse questionamento, não se preocupe. Nós vamos lhe explicar!

Por mesclar características dos tênis e dos sapatos sociais, o sapatênis tem a vantagem de combinar com uma boa gama de situações. Alguns exemplos são reuniões familiares, jantares com os amigos, happy hours, passeios no final de semana e, inclusive, o ambiente de trabalho — desde que este não exija o uso de terno e gravata.

Portanto, para saber se você pode ou não utilizá-lo na sua produção, basta ficar atento se o ambiente demanda um visual formal, como ocorre em casamentos e festas de formatura. Caso contrário, ele está liberado!

Evite usá-lo em atividades físicas

Por fim, apesar de parecer óbvio, o sapatênis não é aconselhável apenas para as situações que mencionamos há pouco. Ele também deve ser evitado durante a prática de exercícios físicos, especialmente em atividades que envolvam correr e pular.

Isso porque, além de proporcionar um look desarmônico com suas peças esportivas, a estrutura desse calçado não é voltada para dar o aporte necessário a um bom desempenho, impulso e proteção adequada aos pés que esses momentos exigem.

Portanto, ao decidir se exercitar ,utilize apenas tênis esportivo com sistema de amortecimento, suporte a estabilidade e que esteja de acordo com o seu tipo de pisada.

E então, gostou de saber mais sobre como escolher sapatênis? Pois a partir de agora leve em conta nossas dicas e garanta que o seu calçado esteja sempre adequado ao seu visual sem abrir mão do conforto e da praticidade. Por este motivo, não deixe de conferir agora mesmo os nossos modelos de sapatênis!

Post Relacionado

Deixe seu comentário