SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Camisa dentro ou fora da calça: qual é a melhor opção

camisa

Por mais que você leia sobre moda, há dúvidas que são quase eternas. Por exemplo: o certo é colocar a camisa dentro ou fora da calça?

Enquanto a camisa por dentro dá um ar mais sério, usá-la para fora deixa o visual descontraído. É preciso também que você deixe a peça alinhada, seja como preferir vesti-la.

Veja neste post mais algumas dicas para saber como e quando usar cada proposta:

Como saber se uso a camisa para dentro ou para fora da calça?

Um bom visual pede atenção aos detalhes. Confira algumas características que você precisa verificar na sua camisa:

Veja o comprimento da peça

O comprimento correto da camisa deve ser até a metade do bolso traseiro da calça e do zíper frontal. Se a sua peça passar do quadril, deve ficar para dentro da calça, não importando o modelo. Se for muito menor, não a use, pois ela pode não cobrir a barriga completamente quando você levantar os braços. Além de tudo, vai sair da calça mesmo que decida deixá-la para dentro.

Analise sua estrutura

Camisas com a parte inferior reta ou um pouco arredondada não precisam, necessariamente, ficar por dentro da calça, pois são mais difíceis de manter presas. Já as que possuem um “bico” ou corte assimétrico ficam melhor com a fralda (ou seja, a parte da peça logo abaixo da cintura) escondida.

Preste atenção no tecido

Jeans e flanela são mais informais e ficam melhores quando usados para fora da calça. Já tecidos mais nobres combinam com o visual mais certinho.

Caso queira usar a camisa de tecido informal para dentro da calça, preste atenção se ela não é um pouco curta e se não fica saindo da peça inferior. Durante o dia, se você mudar de ideia e decidir usá-la para fora, o tecido vai estar todo amassado.

Pense no ambiente e na imagem que quer passar

Ambientes muito formais exigem camisa para dentro da calça, mas locais que não pedem tanta sobriedade no visual permitem que você escolha como usar a peça.

Se você quiser parecer mais maduro e, dependendo da situação, mais profissional, use-a para dentro da calça. Caso prefira um ar mais descolado, deixe-a para fora (principalmente com calça jeans).

O importante é que você mantenha a camisa do mesmo jeito do início ao fim do dia. Nada de começar com ela para dentro e depois deixá-la para fora, e vice-versa.

Leve em consideração o complemento

Camisas sociais costumam ser usadas para dentro da calça porque sua fralda é mais longa. Portanto, se você for combiná-la com um terno, jaqueta ou cardigã, preste atenção se essa parte não é mais longa que a peça complementar. Caso seja, coloque-a para dentro da calça.

Como devo usar cada modelo de camisa?

Além das dicas anteriores, os modelos de camisa também tem suas regrinhas individuais que vão ajudar você a ter um visual elegante. Confira algumas:

Camisa polo

A camisa polo é aquela peça “informal com cara de formal”. Você pode usá-la para trabalhar numa agência de publicidade, por exemplo, mas ela está dispensada num escritório de advocacia.

Por ter uma base reta, você pode usá-la tranquilamente para fora da calça em qualquer local. Mas, se preferir um visual mais arrumadinho, coloque-a para dentro da peça de baixo.

Gola rolê

Da mesma forma que a camisa polo, a blusa de gola rolê costuma ter uma base reta, o que favorece seu uso tanto para dentro quanto para fora da calça. Mas, se você quiser ficar com um visual ainda mais elegante, siga estas dicas:

  • caso prefira usá-la sem nenhum complemento, deixe-a para fora da calça;
  • se quiser vesti-la com um blazer, coloque-a para dentro da calça.

Manga curta

A informalidade da camisa de manga curta pede que ela seja usada para fora da calça. Se você deseja deixar o visual arrumadinho, é só abotoá-la por completo e caprichar nos complementos (sapato e acessórios). Se usar uma jaqueta por cima, aí sim você pode colocá-la por dentro.

Camiseta

A camiseta usada por baixo da camisa social deve ficar para dentro da calça se a peça de cima também estiver. Mas se a camisa principal estiver aberta, você pode escolher deixá-la para dentro ou para fora. O ideal é que sua parte inferior não apareça por debaixo da peça de cima.

Se possível, prenda a regata dentro da cueca para garantir que ela não fique saindo ― mas isso só se aplica a camisetas segunda pele, não a peças de cima.

Camisa estampada

Segue a mesma linha da camisa de manga curta (mesmo que tenha a manga longa). A estampa tira toda a formalidade do modelo, portanto, só combina quando usada por fora da calça. Se quiser ficar mais estiloso, abotoe-a por completo.

Qual a melhor maneira de usar a camisa para dentro da calça?

Vista a camisa antes da calça e arrume-a corretamente para que fique lisa, sem formar um “bolo” por dentro da peça de baixo. Feche a calça, coloque um belo cinto e puxe um pouco da peça para que ela não fique completamente colada ao corpo e permita que você se movimente sem dificuldades.

Não retire demais a camisa, pois pode dar um ar de desleixo, mas mantenha os botões alinhados ao zíper da calça.

Posso usar a camisa meio para dentro, meio para fora da calça?

Claro! Mas, como como você já notou, na maioria das vezes o ambiente dita o visual. Esse tipo de composição dá um ar mais descontraído e deve ser usado em locais informais, como festas, baladas, passeios e bar com os amigos.

Para dar esse efeito despretensioso, prenda a camisa apenas na parte da frente, logo no zíper, e deixe todo o restante solto. Com isso, você destaca um belo cinto (pode ser até de lona, que é mais casual) e deixa o seu look com informação de moda.

E então? Decidiu se vai usar a camisa dentro ou fora da calça? Quer conhecer mais dicas de moda para manter um visual elegante? Siga-nos nas redes sociais ― Facebook, Instagram e YouTube ― e não perca nenhum conteúdo!

Post Relacionado