SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Aprenda 7 dicas para amaciar o couro do sapato

amaciar o couro

Aquele novo sapato é lindo e charmoso, mas você não está seguro sobre ele ser confortável nos primeiros usos, não é mesmo? O material é um dos mais confortáveis e duráveis, fazendo valer o conceito de custo-benefício. Quanto à questão estética, o couro dispensa comentários.

Mas nem tudo são flores. É necessário colocar em prática algumas dicas para que o sapato ganhe mais maleabilidade e se encaixe perfeitamente no seu pé, sem causar aqueles incômodos como ferimentos no calcanhar e nos dedos.

Existem algumas dicas para amaciar o couro do sapato que são fundamentais antes de colocá-los na rua. Acompanhe o post a seguir e conheça 7 maneiras eficientes de amaciar o seu sapato de couro:

1. Use hidratante nos pés e no sapato

O hidratante, quando aplicado nos pés, causa uma certa lubrificação, fazendo com que seu pé escorregue mais dentro do sapato, reduzindo o atrito entre a pele e a parte interna do calçado.

É interessante também colocar um pouco de hidratante na parte interna do calçado, mas sem exageros para não estragar o forro. Isso ajuda com que a estrutura do calçado amoleça e agrida menos o pé.

Aplique o produto principalmente nas partes onde o incômodo é maior.

2. Esquente o couro do sapato com um secador de cabelos

O processo precisa ser feito enquanto você está com o calçado. Antes, vista uma meia grossa e calce os sapatos, ainda que fique apertado e incomode os seus pés. Após calçar, ligue o secador e direcione o calor para toda a área do sapato de uma certa distância para que o couro não queime.

O calor, junto à pressão exercida pelos pés com as meias, fará com que o couro amoleça e se expanda, chegando atingindo um tamanho considerado ideal para os seus pés.

Repita esse processo 3 vezes, mexendo os dedos enquanto esquenta. Retire o sapato apenas quando ele esfriar.

3. Preencha o sapato com jornal e álcool

Preencha a parte interna do sapato com jornal umedecido com álcool, pressionando e fazendo com que o papel fique com o formato do calçado. Faça isso e deixe o processo agir de 40 minutos a 1 hora.

O álcool vai evaporar, fazendo com que o jornal inche e pressione a parte interna do sapato, causando a expansão da estrutura interna do calçado, deixando-o mais largo.

Nesse processo, é necessário cuidado para que o jornal não manche a parte interna do sapato. Se possível, forre com uma camada de papel toalha antes de inserir o jornal com álcool.

4. Simule o seu pé com uma batata grande

Apesar de inusitada, essa dica é bastante eficiente! Coloque uma batata grande, a maior que tiver, dentro do calçado e deixe ali por volta de 1 ou 2 dias. O tempo que achar necessário, levando em consideração o quanto o sapato está apertado.

A batata vai forçar a estrutura do sapato, fazendo com que ele alargue e ceda naturalmente, de forma como se estivesse sendo usado durante o tempo em que o alimento esteve ali dentro.

5. Preencha o calçado com sacos de água congelada

Encha sacos de água de um tamanho aproximado do seu pé. Amarre bem esses sacos para que não molhe o calçado. Coloque-os dentro dos sapatos e leve com cuidado ao congelador. Evite encostar o sapato em alguma parte molhada do compartimento para que a água não manche o couro.

Conforme a água congela, ela forçará a estrutura do calçado, pois expandirá as suas partículas devido ao congelamento. Isso fará com que o sapato expanda a sua estrutura com a água dentro da sacola.

É física! Deixe o calçado no congelador por cerca de 12 horas.

6. Preencha o calçado com jornal e dê um “banho de sol”

Essa dica alia algumas técnicas citadas anteriormente e, por agir de mais de uma maneira, promete resultados satisfatórios. Umedeça um jornal e preencha a parte interna de modo que fique bem justo ao calçado. Após isso, coloque o sapato exposto ao sol para que o jornal seque.

Certifique-se de que o álcool não molhou o sapato por fora, para que o sol não manche o calçado. Nesse procedimento, o sapato sofrerá alterações de 2 modos:

  • o 1º é por conta do calor do sol em ação, combinado com a força de expansão do jornal;
  • o 2º leva em conta o fato de o jornal expandir conforme o álcool evapora, fazendo com que mais uma força aja para que a estrutura do calçado ceda e ele se torne confortável para uso.

7. Use o seu sapato em casa

Todas as dicas que demos têm o mesmo propósito: simular a expansão do couro do sapato como se ele estivesse sendo usado. Estas técnicas servem para que, quando o sapato for usado na rua, esteja com o ajuste ideal e não machuque.

Entretanto, se você teme que de alguma forma as dicas agredirão a estrutura natural do calçado, uma boa maneira de dar a forma dos seus pés a ele é usando! Mas calma, você não precisa sofrer com eles na rua.

Diariamente, use o sapato dentro de casa, cerca de 1 hora por dia. Faça isso enquanto executa alguma tarefa comum ao seu dia a dia. O uso é o que faz o sapato ganhar o ajuste adequado — então essa é a maneira mais natural de fazer com que ele ceda.

Faça isso diariamente até o momento em que ele comece a te incomodar. Repita o processo por cerca de 1 semana e você sentirá cada vez mais que o sapato está confortável, até chegar o momento em que ele estará pronto para a rua.

Tão importante quanto ter belos sapatos de couro é fazer com que eles estejam confortáveis e prontos para uso. Caso contrário, a experiência será ruim — o que não combina com calçados tão bonitos e com longa vida útil.

E aí, gostou do post? Agora você já conhece valiosas dicas para amaciar o couro do sapato que você tanto quer usar! Aproveitando que o assunto é couro, confira 9 dicas incríveis para usar bolsas e acessórios femininos feitos do material.

Post Relacionado

Deixe seu comentário