SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Ainda é preciso combinar cinto com sapato social?

combinar sapato com cinto

Antigamente, combinar cinto com sapato social era uma das primeiras regras de estilo que a maior parte das pessoas tinha e uma das formas de mostrar que você havia pensado bem na roupa e havia feito uma escolha segura. Com o tempo essa regra acabou se tornando mais flexível e, em alguns casos, como vamos ver a seguir, até opcional.

O problema é que em vez de facilitar para quem quer estar sempre bem-vestido, acabou deixando todo mundo em dúvida sobre usar ou não usar cinto e sapato combinados. E, com a correria do dia a dia, ninguém quer perder tempo pensando nesses detalhes, não é mesmo?

Por isso, criamos este post para que você tire já as suas dúvidas e faça sempre as melhores escolhas na hora de compor o look. Venha ver!

Se o traje é formal, é preciso combinar cinto com sapato social

Para os homens

O traje formal exige que se sigam algumas regras que, se respeitadas, evitam que você pareça inadequado para a situação. E ninguém quer parecer deslocado nem quer transmitir a mensagem errada para os demais, não é mesmo?

Então, para garantir que você não está fazendo feio com o visual, se a ocasião pedir terno e gravata ou, ao menos que esteja muito mais bem-vestido do que está usualmente, vale a pena investir na dupla sapato e cinto combinados. É válido lembrar que, nesse caso, é melhor optar pelas cores tradicionais: marrom e preto e, eventualmente, o azul escuro, a depender da cor do traje.

Por falar em cor, no caso do marrom, o tom do cinto e do sapato pode variar um pouco, ao contrário do preto e do azul escuro que precisam ser exatamente da mesma cor. E isso nos leva ao material com que tanto o sapato quanto o cinto são feitos.

No caso do traje formal, sobre o qual estamos tratando aqui, o ideal é que ambos sejam do mesmo material, de preferência o couro. Evite os cintos grossos demais ou mesmo os que tenham fivela grande e chamativa.

Para as mulheres

No caso das mulheres, a regra acaba sendo a mesma. É claro que, em geral, o traje social é um vestido longo e, portanto, não cabe cinto na composição do look. Porém, caso você opte por um terninho, por exemplo, e escolha usar o cinto, vale a pena adotar as mesmas regras que a dos homens: apostar nas cores e materiais tradicionais e nada de misturas ousadas.

Exceção à regra dos trajes formais

Vale para homens e mulheres. Caso você não se sinta lá muito confortável combinando o sapato e o cinto, ou mesmo não disponha dos dois acessórios para compor o visual, é possível, mesmo no caso dos trajes formais, não usar o cinto. É uma forma de modernizar o look, sair um pouco do comum, mas sem fazer feio em ambiente formal.

Se o traje é informal, não é necessário combinar cinto e sapato social

No caso do traje formal, como você já viu, a regra é clara: o ideal é sempre combinar. Mas, quando o assunto é a informalidade do look casual, da roupa que você usa no dia a dia, seja no trabalho, seja nos passeios com a família ou com os amigos, dá sempre para flexibilizar a regra e ousar no visual.

Com relação às cores e aos materiais, não é preciso se contentar com as cores tradicionais — preto, marrom e azul escuro. Você pode usá-las, sim, mas o que vai definir qual a melhor cor é o seu gosto e os demais itens que você escolheu para compor o look.

Por exemplo, o cinto pode combinar com itens que você está usando na parte de cima, como detalhes da blusa ou mesmo dos demais acessórios, enquanto os sapatos podem ser de outra cor.

O cinto pode ser mais grosso do que no caso do traje formal e a fivela maior. Também é possível usar cinto com tênis, mas, nesse caso, preste atenção ao estilo do tênis e procure escolher um cinto que respeite esse estilo. Tem tênis com pegada rocker, mas também os street e navy.

Como proceder no trabalho?

A lógica é a mesma para o ambiente de trabalho. Se o clima for informal, você tem uma liberdade maior para experimentar cores, tons e materiais. Claro que por se tratar de um ambiente em que você pretende passar uma imagem profissional, é bom não abusar demais da informalidade.

Se o clima for formal, como nos escritórios de advocacia e nas grandes empresas, o ideal é manter a sobriedade nos acessórios e buscar apostar em um look mais clássico, seja nas cores, seja nos materiais.

Lembre-se de que quanto menores as suas opções de combinação, sobretudo para os looks de trabalho, mais prático vai ser o seu dia a dia. Afinal, ter de acordar todos os dias e pensar em combinar ou não o cinto com o sapato, assim como os demais itens de vestuário, pode se tornar bastante cansativo.

Do mesmo jeito que é possível descombinar de vez em quando, ou mesmo deixar de usar o cinto, também é possível combinar sempre, caso você se sinta mais seguro assim.

O que mostramos aqui é que não há mais a obrigatoriedade de combinar sempre o cinto e o sapato, a menos que você esteja indo a uma festa ou reunião que exija um traje mais tradicional ou que trabalhe em um ambiente formal. Nesse caso, quanto maior a sobriedade e o cumprimento das regras, melhor para você.

E aí? O que achou das nossas dicas? Está se sentindo mais seguro para combinar cinto com sapato social? Como você viu, não é um bicho de sete cabeças e tudo depende da ocasião e do seu estilo de se vestir.

Como o sapato, ao contrário do cinto, nunca é opcional, que tal escolher o melhor sapato para você? A Oscar Calçados tem a melhor opção em sapatos masculinos e em todos os estilos! Acesse nossa loja virtual!

Post Relacionado

2 Comentários

  1. João Cesar disse:

    Eu tenho 14 anos e já quero começar, será que tem algum problema?

Deixe seu comentário